Nas escolas
No projeto METAMAKER NA ESCOLA, utilizamos o movimento do Aprender Fazendo e o pensamento criativo para a construção da Cultura de Inovação juntamente com a Escola.
Trilhas de aprendizado
Através de trilhas de aprendizado, os alunos são levados a uma jornada de descobertas nas áreas de Eletrônica, Robótica e Marcenaria e Cerâmica, desenvolvendo habilidades criativas, impulsionando a curiosidade e o pensamento científico ao longo das atividades.
Com atividades apoiadas na percepção, sensibilidade e interação com os materiais e com o ambiente ao seu redor, os nossos materiais e oficinas proporcionam um apoio pedagógico ao desenvolvimento das atividades centradas no fazer e no processo de expressão de criatividade e exploração científica no ambiente escolar.
Oficinas Maker
Educação Inclusiva
Temos o compromisso de atuar nas escolas de forma totalmente inclusiva.
Nossas aulas são desenvolvidas a partir do perfil das turmas/crianças, e realizamos
adaptações sempre que um aluno necessitar de prática diferenciada.
Fernando, o primeiro professor de robótica cego do país, será o tutor das turmas, e as aulas serão sempre focadas em práticas inclusivas.
O prefixo META é igual ao de metamorfose, que significa transformação. MAKER significa inventor.
A Metamaker busca trazer uma transformação educacional na forma de pensar, de tomar decisões e de resolver problemas. Nossa educação precisa passar por essa metamorfose criativa.
De maneira muito simples e didática, levamos aos nossos alunos e educadores soluções para entender e mergulhar no mundo tecnológico, abrangendo conceitos de muitas áreas, como a física, a eletrônica e a eletricidade.
Acreditamos que a aprendizagem não existe apenas em uma sala de aula clássica, com livros e explicações no quadro. Podemos aprender também em contextos mais leves, divertidos, descobrindo a teoria através da prática. Queremos plantar a sementinha de curiosidade em cada pessoa que chega até nós.
Queremos que a criança desenvolva não somente o espírito transformador, inovador, criativo e curioso, mas também algo muito importante e fundamental para a educação: as habilidades sócio-emocionais. Trabalhando com os colegas, a criança pode aprender habilidades de cooperação, solução de problemas, pensamento crítico, lidar com o erro, entre outros.
O erro é fundamental para a aprendizagem e não deve ser reprimido, pois permite que a criança busque uma solução criativa para melhorá-lo. Além de querer transformar crianças para o futuro, buscamos ajudá-las a adquirirem habilidades que irão possibilitar que se desenvolvam como seres humanos.
Propomos um processo de aprendizagem em que os participantes são convidados a desbravar os caminhos e a entender os porquês a cada passo. Esse é o nosso convite para uma jornada de descobertas. Se você compartilha do que acreditamos, venha descobrir como abrir um portal para essa nova dimensão.